CONHEçAS AS VANTAGENS FINANCEIRAS DE ALUGAR UM IMóVEL AO INVéS DE COMPRAR

Ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas será que comprar um imóvel é um investimento que realmente vale a pena financeiramente?  É muito provável que você já tenha ouvido falar a frase de que “dinheiro de aluguel é um dinheiro jogado fora”.

De fato, o valor que é pago no aluguel não é um investimento que retorna para você, entretanto, essa conta envolve vários outros fatores que tornam a questão bem menos simples do que aparenta ser. Por isso, vale a pena analisar  a situação com cuidado, pegar a calculadora e colocar os gastos e retornos financeiros no papel, que envolvem comprar ou alugar um imóvel.

Você sabia que pode ter um rendimento muito melhor usando o valor que compraria o imóvel em outros investimentos? Que saber como? Confira o nosso post e veja as vantagens ao optar pelo aluguel, ao invés de comprar um imóvel.

Investir o dinheiro é mais rentável do que comprar um imóvel

Suponhamos que você conseguiu juntar dinheiro para adquirir um imóvel à vista, essa é a situação ideal e o que a maioria das pessoas almeja, quando o assunto é ter sua casa própria. Entretanto, você já considerou a hipótese de que esse dinheiro renderia muito mais se ele fosse aplicado em opções de investimento de baixo risco, como o Tesouro Direto? Até mesmo na poupança, que tem um rendimento menor, o retorno financeiro merece ser levado em consideração.

Por exemplo,  você tem 500 mil reais para pagar o imóvel à vista, mas decide aplicá-lo no Tesouro Direto. Em um ano esse valor renderá cerca de 25 mil reais, ou seja, aproximadamente 2 mil reais por mês.  Provavelmente, você consegue alugar um imóvel de valor equivalente ao que pretendia adquirir por cerca de 1.700 reais, por exemplo, tendo um ganho mensal de 300 reais. Pensando financeiramente, pagar o aluguel vale mais a pena, pois ao comprar a casa perde-se uma rentabilidade líquida significante. Outra vantagem é que como inquilino, você não precisa arcar com gastos como reparos no imóvel, que são de obrigação do proprietário, ou pagar o fundo de reserva do condomínio, taxa extra que pode chegar até 10% do valor total deste.     

 

                                                       alugar-imóvel

 

 

Comprar um imóvel não garante retorno financeiro

Outro fator que deve ser analisado é que, se você pretende comprar um imóvel para vendê-lo novamente, como uma forma de investimento, há o risco de perder dinheiro ao invés de ganhar. O mercado imobiliário é muito mais instável do que uma aplicação financeira de baixo risco, como o tesouro direto.

A probabilidade de ter um lucro alto vendendo um imóvel é pequena. Sem mencionar os gastos de manutenção como pintura, troca de piso, reparos elétricos e hidráulicos, condomínio e IPTU. Optar por comprar uma casa como um investimento é correr o risco de ter que vender o imóvel por um valor inferior ao que foi adquirido e, consequentemente, perder dinheiro ao invés de ganhar.

Pagar aluguel vale mais a pena do que financiar um imóvel

Uma situação muito mais comum, do que pagar um imóvel à vista ou comprá-lo como uma forma de investir dinheiro, é o financiamento. Conseguir juntar 500 mil reais para ter a casa própria é algo difícil e fora da realidade de muitos brasileiros, por isso a maioria opta por financiar o valor do imóvel.

Mas, será que vale mais a pena pagar o financiamento do que o aluguel? Considerando os juros altos e o tempo do financiamento, não, além disso, valor do aluguel é mais baixo do que a parcela de financiamento.

Por exemplo, você consegue alugar um imóvel, com valor estimado de 300 mil reais, por  aproximadamente 1.100 reais. O valor mensal do financiamento seria mais elevado, para um apartamento ou casa de preço equivalente, do contrário, o tempo de financiamento seria maior. Sem considerar o tanto que é cobrado de juros, tornando o imóvel muito mais caro. Com um planejamento de gastos mensais, o  diferencial do valor da parcela de financiamento para o aluguel poderia ser investido em aplicações.

Outro fator que precisa ser considerado é o tempo  que você terá essa dívida, por exemplo, com um financiamentos de mais de 20 anos. Durante todo esse período o imóvel não é seu, caso ocorra qualquer imprevisto e você não consiga pagar as parcelas, ele pode ser tomado pelo banco.

Com o aluguel, você  ganha mais mobilidade, pois se quiser se mudar, depois de um ano ou menos, é muito mais simples. Já com o financiamento, caso você precise mudar de cidade por causa de uma oportunidade de trabalho, por exemplo, a dívida  permanece e você ainda terá que arcar com os gastos de outra moradia.

Todo os fatores que mencionamos aqui foram para analisar a compra de um imóvel na perspectiva financeira. Nós entendemos que ter a casa própria envolve outros aspectos e sonhos, mas consideramos que é essencial olhar para esse mais prático, principalmente porque não se trata de um investimento pequeno.  Por isso, a nossa dica é: faça as contas e analise com cuidado.

O que você achou do nosso post? Já havia considerado as vantagens financeiras de alugar um imóvel? Conta pra gente nos comentários, queremos saber a sua opinião.

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2000, Sala 514 - Torre 1 - Estoril
Belo Horizonte - MG
CEP: 30494-170

Contato

(31) 3267-1515 | 3482-1331

[email protected]

© 2019 Marca Imóveis - Todos os direitos reservados.
Siga-nos